Por Dani Stein
SEU FILHO, UM SER HUMANO BEM SUCEDIDO!

Muitos pais se questionam e se perguntam como dar boa educação para seus filhos, como criar eles dentro dos valores e princípios familiares que eles valorizam, mesmo com tudo que vivemos no mundo atual.
E aí vem duas grandes preocupações:
- Será que meu filho será um ser humano que me dará orgulho?
- O que eu posso fazer para meu filho se tornar um excelente ser humano?
Como fazer seu filho ser corajoso, confiante e desenvolver nele atitudes positivas para conseguir enfrentar a vida e todas as suas surpresas?
Muitas pessoas não entendem que parte do que somos e da formação de personalidade é genética de pai e mãe, parte é o significado que damos para fatos vividos e a outra parte é o modelo que recebemos de nossos pais, ou ainda das pessoas que nos criam ou de maior convívio.
“O comportamento pode ser definido como conjunto de atitudes e reações do indivíduo, determinadas por fatores genéticos e também ambientais“.
E muitos pais se questionam: Como ser modelo para meu filho?
A resposta é simples, demonstrando em atitudes e comportamentos como você gostaria que ele fosse.
Seu filho, principalmente até os seis anos de idade, está na fase de formação de personalidade e será reflexo do que você ensina para ele, portanto, nada de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Existem pais se queixando que os filhos são fechados, ansiosos, ou ainda muito bravos, mas eles não entendem que, muitas vezes, o filho vai se comportar conforme o modelo do pai, mãe ou da pessoa que o educa em seu dia a dia.
Além dos pais, as pessoas mais próximas tipo: tios, avós, primos, amigos e professores; são grandes influenciadores nesta formação de personalidade através do modelo exibido.
- Formas de comportamento, fala e opiniões.
Deseja formar filhos ainda mais inteligentes emocionalmente?
Confira abaixo 03 dicas e cuidados que pais devem ter na rotina de seus filhos:
01 – CRIANÇAS SÃO COMO ESPONJAS
As vezes achamos que as crianças estão jogando ou brincando e que não estão prestando atenção no que as pessoas próximas estão falando. Engano seu, elas prestam atenção em tudo. Estão atentas, absorvem a informação e muitas vezes até questionam.
Se deseja falar de assuntos importantes, e que não se encaixam na idade e entendimento do seu filho, faça distante dele.
Escolha um dia em que ele vai ficar na casa dos avós, padrinhos ou tios. Se não tiver alternativa, faça em um momento que seu filho esteja dormindo ou melhor, na escola.
02 – REAÇÕES
A forma como os pais reagem a momentos felizes ou tristes, causam um impacto muito grande no modelo a ser seguido pelo filho e também influência no significado que ele dará.
- Quais são as lições, mediante as situações, que você está passando para seu filho?
- Como você está reagindo aos problemas diários?
- É isso que você deseja ensinar para o seu filho?
Reações são, em sua maioria, frutos de emoções, mas você precisa pensar em como suas reações impactam no desenvolvimento do seu filho.
03 – SEU FILHO É ÚNICO
Quem já não ouviu: “o fulano é xerox do pai ou da mãe”?
Ouvi a vida toda da minha mãe que sou igual a ela, na personalidade e na forma de me comportar. O que aconteceu?
De tanto ela falar, realmente segui por muitos anos praticamente 100% do modelo da minha mãe.
Hoje, com a autoconsciência das ferramentas consigo trabalhar os modelos que quero ou não quero seguir.
Então, permita que seu filho construa suas opiniões, ideias e faça suas escolhas (quando ele estiver preparado para isso).
Não fique falando e nem repetindo o tempo todo que ele é igual a você, tios, avós…
Lembre-se, seu filho é único! Permita que ele seja o que ele escolher ser!
Deseja ensinar algo a seu filho?
Então responda para você mesma:
- Que modelo eu estou passando para meus filhos e pessoas próximas?
Essa resposta irá te guiar por um caminho mais acertivo na hora de criar os pequenos e tenho certeza que irá te ajudar a criar um ser humano maravilhoso!
Se esse material fez sentido para você, compartilhe com suas amigas para que elas também possam se tornar mulheres mais felizes!
Lembre-se, juntas somos mais fortes!!
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.