Por Dani Stein

O que faz uma mulher ter sucesso não é o que acontece com ela, não são as facilidades que ela tem na sua vida e sim o que ela faz com o que acontece.

  • Quem já não passou por momentos desafiadores?
  • Quantas mulheres já não tiveram momentos ruins ou até mesmo pensaram em desistir? Entenda, isso é comum.

Momentos difíceis podem ser ruins ou bons. E isso dependerá da forma que você decidirá enfrentá-los.

Podemos perceber mulheres que passaram por desafios de saúde, acidentes, perdas dolorosas, e que olharam para a situação vivida para se fortalecerem. Nestes momentos, mulheres de sucesso, enxergam oportunidades de aprendizado e força para fazer diferente.

O que podemos fazer para, literalmente, olhar algo que vem nos destruindo, como uma grande oportunidade na vida?

Siga abaixo os 3 passos e compreenda que a sua felicidade está no significado dado aos fatos vividos:

01 – VEJA OS PONTOS POSITIVOS

O ser humano, ao natural, tem tendência a olhar as coisas ou fatos primeiramente por um ângulo de visão negativo. Por exemplo:

    • “Furou o pneu do meu carro”
      • SIGNIFICADO NEGATIVO: “Meu dia começou ruim.”;
    • “Perdi meu emprego.”
      • SIGNIFICADO NEGATIVO: “Não consigo nada melhor, sou uma fracassada.”
    • “Meu marido foi embora”
      • SIGNIFICADO NEGATIVO: “Não sou uma boa esposa.”

Eu poderia ficar aqui citando várias frases e significados negativos que escuto com frequência em meus treinamentos, mas a questão é, como olhar sobre um campo de visão positivo? Principalmente quando não enxergo diferente?

Esse é um exercício, podendo ser trabalhado individualmente ou pedindo ajuda para pessoas mais próximas.

Forma de visão individual

Tenho um amigo que sempre me falava, “Dani, pensa que poderia ser pior”. Posso analisar o fato vivido como poderia ser pior do que está sendo, ou posso decidir enxergar coisas positivas no rumo destes fatos.

Exemplos das frases anteriores:

    • Furou meu pneu
      • POSITIVO: Que bom que foi só o pneu; Já aconteceu isso hoje, então a partir daqui serão somente coisas boas!
    • Perdi meu emprego
      • POSITIVO: Que ótimo, agora vou me dedicar a um projeto que eu amo; Aprendi com a experiência do meu trabalho anterior, agora estou muito mais preparada para conquistar um emprego ainda melhor.
    • Meu marido foi embora
      • POSITIVO: Ok, vai sobrar mais tempo para meus projetos pessoais e profissionais. O que eu posso aprender e melhorar com isso?

Forma de visão pedindo ajuda

Na maioria das vezes, por estarmos envolvidos na situação e fazendo parte dela, não conseguimos enxergar com clareza. Por isso uma forma é conversar com uma pessoa positiva e da sua confiança. Mostrar a ela a situação e perguntar o que ela enxerga de bom na situação apresentada.

Quais seriam os caminhos que essa pessoa seguiria?

02 – APRENDA COM OS MODELOS

Pessoas que já viveram o que vivemos nos ensinam formas, estratégias e caminhos para solucionar a nossa angústia, que vem do pensamento negativo.

    • Se pergunte, como esta pessoa conseguiu passar por isso?
    • O que ela deve ter feito para mudar sua forma de pensar?

Com certeza muitas pessoas bem sucedidas já passaram por estes pensamentos, ou até piores. Entenda, se elas conseguiram “quebrar esta barreira” você também será capaz do mesmo.

3 – MEUS REFORÇOS DIÁRIOS

De nada adiantará você formular um novo pensamento positivo se não repetí-lo ou lembrá-lo a todo momento. É importante saber que nosso cérebro vem com muitos pensamentos por uma vida inteira, e isso faz com que eles estejam “fortes” na sua forma de pensar e acreditar.

Por isso, mãos a obra!

Formule seu novo pensamento, para um pensamento positivo e, de preferência repita-o 6X ao dia. Como lembrar deste exercício? Anotando em algum lugar visível, colocando na sua agenda ou até mesmo como despertador no seu celular. Faça e se surpreenda com o resultado.

Toda nova atitude começa pelo seu pensamento. Então lembre-se e policie-se: Quanto mais positiva você for, mais insights e soluções seu cérebro lhe proporcionará!

Se você não está satisfeita com a vida que leva, ou sabe que poderia ser ainda melhor, faça coisas diferentes para obter resultados diferentes. Comece pelo seu pensamento e sua forma de acreditar nos seus objetivos e sonhos!

Se esse material fez sentido para você, compartilhe com suas amigas para que elas também possam se tornar mulheres mais felizes!

Lembre-se, juntas somos mais fortes!!

Autor: Dani Stein

Sou especialista em desenvolvimento humano e com amplo know-how em atendimento a mulheres, já ministrei treinamentos para pessoas e equipes, presencialmente, de norte a sul desse Brasil, além de E.U.A e Europa por atendimento online. Através de poderosas ferramentas de Coach Sistêmico, Practitioner, Master e Advanced em Programação Neurolinguística (PNL) obtenho resultados reais e transformadores com minhas alunas a mais de 10 anos. Meus cursos unem minha experiência prática, feeling e técnicas avançadas de liderança, life coaching, coaching de equipes, além de exercícios e métodos utilizados pelos mundialmente reconhecidos Instituto de Excelência Humana e pelo Dale Carnegie Traning, o qual tive a honra de fazer parte por 05 anos. Além disso desenvolvi métodos autorais para trabalhar o equilibrio emocional, auto conhecimento, bloqueio de traumas, construção de mindset, ressignificação de crenças e muitos outros pontos que são os pilares para uma vida equilibriada e abundante.

Deixe uma resposta