Por Dani Stein

Já se pegou terminando um dia e sentindo que não fez quase nada do que realmente precisava? Ou pior, que fez um milhão de coisas, ficou exausta e mesmo assim percebeu que não teve resultados?

Como é difícil lidarmos com os desafios e frustrações diárias, trabalhar muito, fazer várias coisas e mesmo assim não chegar onde gostaria, pois quando percebemos o tempo já passou… Já é Natal novamente, e nada do que você tinha prometido na virada de ano foi realizada.

Nós mulheres nos culpamos por termos que ser mãe, esposa, dona de casa, filha, profissional, amiga…. Ufa…. Tudo isso? Como ter tempo com tudo isso para fazer?

Grande parte das pessoas tem como um dos seus maiores desafios a organização do tempo, mas poucos entendem a grande diferença entre organizar seu tempo e produzir no seu tempo.

 

Umas das coisas mais justas, na minhas opinião, é o tempo .

 

E o que faz pessoas conseguirem realizar tudo que é necessário e ter resultados positivos, e outras não?

Veja agora 05 dicas fantásticas para ter a sensação de 26 horas no seu dia!

01 – TENHA OBJETIVOS CLAROS

Mas o que isso tem a ver com a organização do meu tempo? TUDO!

Pessoas deixam de produzir, ou produzem pouco pela falta de clareza e consciência dos seus objetivos e, por isso, acabam fazendo as coisas de qualquer jeito, ou acabam seguindo caminhos não bem definidos, exercendo assim tarefas que não são importantes para a conquista do seu objetivo principal e desperdiçando seu tempo.

Para que isso não aconteça com você, pergunte-se frequentemente sobre seus objetivos:

Exemplo:

      • Qual é o meu objetivo como profissional?
      • Qual é o meu objetivo como Mãe (se já for mãe)?
      • Qual é meu objetivo como esposa, namorada e/ou como filha?

Pré defina pelo menos 2 (dois) desses papéis diferentes na sua vida e ao lado coloque seu objetivo.

Lembrando que para estabelecer um objetivo você deverá seguir 3 passos básicos:

      • Seu objetivo deve ser claro e específico;
      • Deverá ser atingível (possível de alcançar);
      • Deverá ter uma data de início e conquista (final).

02 – ESTABELEÇA AS TAREFAS DE CADA PAPEL

Para cada papel você precisa ter clareza das tarefas importantes.

Por exemplo:

      • Como Profissional: Começar a trabalhar x horas, visitar x clientes por dia, enviar relatório….
      • Como Mãe: Levar o filho na escolar, fazer a tarefa de casa com ele, passear 1 x por semana em algum parque…

A definição e a lista te ajudarão no próximo passo, proporcionando ainda mais clareza e soluções para fazer que seu dia tenha “26 horas”!

03 – CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR

As pessoas e principalmente as mulheres, acreditam que podem fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. E podem mesmo! Sou mulher e sei bem disso.

Mas como ficamos depois de fazer um milhão de coisas? Muitas vezes exaustas, cansadas, estressadas e impossíveis de se conviver. Será que estes comportamentos nos proporcionam felicidade? Eu com certeza me respondi neste exato momento que não.

Então, vou te mostrar agora uma forma de fazer muitas coisas, ou até mesmo um milhão de coisas ao mesmo tempo, sem se sentir assim. Que tal você se sentir feliz, realizada, satisfeita e em paz consigo mesma e com sua agenda no final de um dia?

Pegue sua lista do passo 2 e divida ela em mais três passos:

      • O que é importante e URGENTE (necessário fazer no mesmo dia);
      • O que é importante e DELEGÁVEL ( o que você pode delegar esta função para alguém);
      • O que é importante e AGENDÁVEL (que você pode marcar durante a semana ou mês);

Tenho absoluta certeza que todas as suas tarefas, assim como as minhas, são importantes, mas o quanto verdadeiramente elas dependem de você ou você pode contar com a ajuda do outro?

No artigo MULHERES, VIVAM MELHOR SABENDO DELEGAR você terá ainda mais ferramentas que lhe ajudarão.

04 – AGENDA SIM!

Hoje em dia temos inúmeras formas tecnológicas e estratégicas de organizar nossos horários, uma delas, utilizadas pela grande maioria é a AGENDA.

Cada vez mais pessoas organizadas utilizam a agenda com o objetivo de ter clareza sobre suas tarefas e sobre seu dia de forma prática. Pessoas bem sucedidas jamais saem de suas camas sem saber o que precisam fazer ao longo do seu dia, quais reuniões, tarefas importantes, visitas, horário de descanso, de cuidar do corpo e da saúde. A menos que seja seu dia de folga ou férias, a agenda é a melhor amiga delas!!!

A agenda pode ser utilizada de várias maneiras: no papel, por semana, por dia, agenda anual, aplicativos no celular… Analise a melhor ferramenta que se adapta ao seu estilo de trabalho e mãos a obra!

05 – 30 MINUTOS PARA MUDAR A SUA VIDA

Escolha um dia da semana (minha gestão é aos domingos) para você organizar sua agenda semanal. Pegue sua agenda anual, de papel ou aplicativo e abra-a, só que mesmo antes de começar a encher de tarefas, se pergunte:

      • Qual é meu objetivo da semana? (responda em todas as áreas da sua vida).

Após essa pergunta, comece a colocar TODAS as tarefas importantes a serem executadas na semana, e que estejam no caminho da conquista do seu objetivo.

Realizando esta organização em somente 30 minutos, tenha certeza que sua semana estará ainda mais organizada e produtiva.

Não existe mulher sem tempo. O tempo é igual para todas nós, e o que faz eu ter mais ou menos tempo, é a forma com que eu produzo e conduzo as minhas prioridades.

Organizar uma agenda é simples, porém requer disciplina e persistência até você estar acertar a melhor forma de organizar seu tempo e, consequentemente, sua vida.

Se esse material fez sentido para você, compartilhe com suas amigas para que elas também possam se tornar mulheres mais felizes!

Lembre-se, juntas somos mais fortes!!

Autor: Dani Stein

Sou especialista em desenvolvimento humano e com amplo know-how em atendimento a mulheres, já ministrei treinamentos para pessoas e equipes, presencialmente, de norte a sul desse Brasil, além de E.U.A e Europa por atendimento online. Através de poderosas ferramentas de Coach Sistêmico, Practitioner, Master e Advanced em Programação Neurolinguística (PNL) obtenho resultados reais e transformadores com minhas alunas a mais de 10 anos. Meus cursos unem minha experiência prática, feeling e técnicas avançadas de liderança, life coaching, coaching de equipes, além de exercícios e métodos utilizados pelos mundialmente reconhecidos Instituto de Excelência Humana e pelo Dale Carnegie Traning, o qual tive a honra de fazer parte por 05 anos. Além disso desenvolvi métodos autorais para trabalhar o equilibrio emocional, auto conhecimento, bloqueio de traumas, construção de mindset, ressignificação de crenças e muitos outros pontos que são os pilares para uma vida equilibriada e abundante.

Deixe uma resposta